Há mais de vinte anos o Colégio Giordano Bruno mantém em seu programa pedagógico um projeto de introdução à pesquisa científica que se inicia no 6º Ano do Ensino Fundamental e se estende até́ o 3° ano do Ensino Médio. Em sua concepção, a investigação, a experimentação e o debate interdisciplinares são estimulados nas vertentes teóricas e/ou práticas, visando despertar o interesse pelas ciências e a análise crítica sobre o conhecimento produzido, no que tange aos aspectos sociais, subjetivos, econômicos e políticos.
São, em média, 80 projetos desenvolvidos anualmente que se encontram num grande evento ao final do mês de setembro. A interlocução com outros projetos de pré-iniciação científica, garantindo um intercâmbio entre o que dialogamos na escola e o universo da pesquisa, ocorre através da participação em Feiras Externas de caráter estadual, nacional e mundial.
O aluno do Giordano Bruno encerra o ciclo escolar preparado para os desafios da universidade, encontrando muita facilidade para se engajar em projetos de iniciação científica e grupos de estudo em grandes centros de pesquisa, pois foi preparado para dominar o discurso científico, escrever projetos de pesquisa, artigos acadêmicos, dentre outras habilidades.
Projetos seriados:
6º EFI: IPC - Introdução à Pesquisa Científica
Os alunos do 6ºano do Ensino Fundamental II, são apresentados ao método científico: observação, levantamento de perguntas, elaboração de hipóteses, previsão e experimentação. Para pôr em prática esses conhecimentos, o grupo terá a oportunidade de manipular e observar um animal ou vegetal no laboratório seguindo todos os processos aprendidos. Posteriormente, o resultado da pesquisa deverá ser apresentado para os avaliadores durante o evento de setembro.
7º ano: IPCL - Introdução à Pesquisa Científica e Laboratorial
A disciplina Introdução à Pesquisa Cientifica e Laboratorial procura despertar a curiosidade dos alunos, fazê-los buscar respostas e incentivar o raciocínio crítico através da realização de experimentos interessantes e atraentes.
8º ano: IEDC - Introdução à Escrita da Divulgação Científica
No 8ºAno o objetivo é familiarizar os alunos com trabalhos científicos e suas formas de divulgação. Os estudantes são apresentados a textos científicos e seus autores, tendo a oportunidade de entrevistar os pesquisadores para compreender os caminhos trilhados por eles para construção de suas pesquisas. Ao final do processo os próprios alunos deverão elaborar um artigo de divulgação sobre o tema selecionado, que será lançado durante a Feira de Ciências na Revista IEDC.
9º ano: Clube do Conhecimento
O Clube do Conhecimento é um projeto que tem por objetivo específico aprofundar a vivência da observação, registro e contato com o campo e com as ferramentas de pesquisa, como o diário de bordo e as diversas estratégias de análise e coleta de dados. Para a pesquisa os alunos deverão eleger um espaço para observação semanal, conversando com os frequentadores e funcionários, identificando rotinas e problemas do local. Durante a Feira, os estudantes apresentarão o percurso, hipóteses e soluções baseados em um conhecimento aprofundado da realidade estudada.
1º e 2º anos do Ensino Médio - Projeto Feira de Ciências
Tendo vivenciado ao longo do Ensino Fundamental II o aprofundamento em cada etapa da construção do pensamento científico, os alunos do Ensino Médio ganham autonomia para eleger um recorte e conduzir a produção de uma pesquisa científica que atenda a todas as etapas da produção de um artigo científico.
O trabalho, realizado em grupos, é exposto para uma banca de defesa no evento de setembro, contando com avaliadores especialistas e ex-aluno, como normalmente ocorre em defesas de trabalhos de pós-graduação.
FEIRA DE CIÊNCIAS VIRTUAL 2021
FEIRAS AFILIADAS
MCTEA
MOSTRATEC - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia
Milset Brasil
FEEVALE - Feira de Ciências do Vale do Ribeira
A nossa XXVIII Feira de Ciências aconteceu no último sábado, 30 de setembro.
Os nossos estudantes do 6° Ano á 3° Série do Ensino Médio, apresentaram suas comunicações de pesquisa com temas diversificados aos avaliadores (as) externos, famílias e amigos.
Foram mais de 50 projetos elaborados para apresentação neste grande evento que é a Feira de Ciências do Colégio Giordano Bruno que, nesta edição, teve como tema "Conhecimento por toda parte".
Os nossos estudantes produziram banners, relatórios e comunicações com muito empenho e dedicação.
Este contato com o universo da pesquisa traz habilidades globais importantes: autonomia, raciocínio lógico, interpretação, análise de dados e trabalho em equipe, contribuindo, assim, com o letramento do processo científico.
Relacionamos abaixo os projetos que foram contemplados com indicações para Feiras Externas.
Nossos agradecimentos a todos os estudantes que participaram e se dedicaram para a realização deste grande evento.
7º ANO
Título: Canudo Biodegradável de Algas vermelhas (agár-ágar): uma forma de substituir os canudos de plástico comuns e seus impactos negativos
Autores: Lia portela pougy e Nicole yukha Satomi
Indicação - Feira MOSTRATEC
Título: Nojo ou eficiência? A utilização das baratas para a diminuição do lixo orgânico
Autores: Alice Leonardo, Bruna Dutra e Maria Fernanda Correa
Indicação - Feira MCTIA
Título: Testes laboratoriais em baratas Blattella germânica com inseticidas e métodos não-tóxicos
Autores: Júlia Melo e Lavínia Mendes
Indicação Feira - MILSET
9º ANO
Título: O uso de celulares e seu impacto no convívio social
Autores: Guto Romero Colombo, Manuela Nicoli Borcsik e Maria Fernanda Brasil de Barros
Indicação Feira - MCTIA
Título: A Relevância de Bibliotecas Públicas: a importância da Biblioteca do Parque Villa Lobos
Autores: Larissa Lopes Yamamoto, Giorgia Breches de Oliveira e Manuela Lopes Morinigo
Indicação Feira - MILSET
Título: Pressão Estética e suas Relações Sociais
Autores: Clara Palharini de Morais, Helena Araujo Massler e Lia Canto Arantes
Indicação - Feira FECIVALE
Título: O fardo da culpa dentro da Oncologia
Autores: Laura Breches de Oliveira, Raissa Arruda Casale e Márcio Gabriel de Lima
Indicação Feira - MOSTRATEC
Título: As discriminações e dificuldades das atletas no futebol feminino
Autores: Ana Beatriz Baroni Menezes, Pedro Antonelli de Rosa e Rafael Contrucci dos Santos
Indicação Feira - FECIVALE
ENSINO MÉDIO:
Título: Efeito de antidepressivos no tratamento quimioterápico de gliomas - parte 2
Autores: Gabriella Martins Nogueira, Giulia Ana Costa e Fonseca e Maria Júlia Percino Albuquerque
Indicacão -Feira - MILSET (MÉXICO) SALAMANCA (ESP)
Título: Desenvolvimento nos âmbitos afetivo, de caráter e social de jovens escolteiros através dos métodos aplicados no movimento
Autora: Júlia Satake Couto
Indicação - Feira MOSTRATEC e MILSET
Título: Arquitetura hostil em SP
Autores: Felipe Batista de Oliveira, Lucas Vieira dos Santos e Rodrigo de Castro Magalhães Tardelli
Indicações Feiras: MOSTRATEC e MILSET
Título: Conservação de alimentos orgânicos a partir de produção de conservante caseiro
Autores: André Barbosa Uemura, Isabella Oliveira Thomazotti Claro e Miguel de Moraes Bueno
Indicação Feira - FECIVALE
Título: A importância dos tubarões brancos no ecossistema
Autores: João Francisco de Siqueira Takano, João Vitor Valentim de Campos e Leonardo Hegedus Leme de Souza
Indicação Feira - MCTIA
Título: A influência do diálogo sobre sexualidade na saúde mental do adolescente
Autores: Letícia de Paiva Jarouche e Pedro Correia Nabas
Indicação Feira - MILSET
Título: Pressão feita sobre estudantes de ensino médio em relação a suas escolhas de carreira profissional
Autores: Bebel Buono Paes, Mateus Gurgel da Silva e Murilo Araújo de Matos Neto
Indicação Feira - MOSTRATEC