O Giornalzinho é uma publicação dos alunos, professores e funcionários do período da tarde do Colégio Giordano Bruno.
A Tribuna Livre é um evento trimestral, porém também pode ser solicitada a qualquer momento pelo grupo de discentes ou docentes mediante a uma justificativa. Nesse espaço, os alunos e a comunidade escolar se reúnem, com microfone à disposição, para discutir um assunto relevante. Os temas abordados durante as tribunas podem ter motivação interna (andamento das aulas, adequação das provas, renovação e mudança das normas da escola) ou externa, com temas emergentes na atualidade (eleições, plebiscito, corrupção, violência, artigos polêmicos da mídia etc.).
Nesse momento a opinião do aluno é totalmente livre. Diretor, coordenadores, professores e funcionários em geral, quando citados, levam a sério a palavra dos alunos e a ela dão o necessário retorno. Por outro lado, o aluno sabe de antemão que é responsável pelas afirmações que expõe publicamente.
Esse é um espaço da consolidação da autonomia e da nossa construção de uma escola democrática e plural.
O estudo do meio no GB é construído a partir do protagonismo dos estudantes, que são convocados a construir um saber autoral através da interpretação de indícios. Cada Estudo estrutura-se a partir de um eixo norteador que conduz o trabalho em campo. Os Estudos proporcionam uma vivência aprofundada do conhecimento e permitem uma transformação do estudante por meio da consolidação da autonomia.
• Acampamento 2022
• Bairro do Butantã
• Barra Bonita
• Brasília
• Centro de São Paulo
• Cidades Históricas
• Ilha do Cardoso
• Intervales
• Pico do Jaraguá
• Santos e Paranapiacaba
• Vale do Paraíba
• Aldeia krukutu
• Museu de Anatomia
Galeria de imagens
Veja mais sobre!
Há mais de vinte anos o Colégio Giordano Bruno mantém em seu programa pedagógico um projeto de introdução à pesquisa científica que se inicia no 6º Ano do Ensino Fundamental e se estende até́ o 3° ano do Ensino Médio. Em sua concepção, a investigação, a experimentação e o debate interdisciplinares são estimulados nas vertentes teóricas e/ou práticas, visando despertar o interesse pelas ciências e a análise crítica sobre o conhecimento produzido, no que tange aos aspectos sociais, subjetivos, econômicos e políticos.
São, em média, 76 projetos desenvolvidos anualmente que se encontram num grande evento ao final do mês de setembro. A interlocução com outros projetos de pré-iniciação científica, garantindo um intercâmbio entre o que dialogamos na escola e o universo da pesquisa, ocorre através da participação em Feiras Externas de caráter estadual, nacional e mundial.
O aluno do Giordano Bruno encerra o ciclo escolar preparado para os desafios da universidade, encontrando muita facilidade para se engajar em projetos de iniciação científica e grupos de estudo em grandes centros de pesquisa, pois foi preparado para dominar o discurso científico, escrever projetos de pesquisa, artigos acadêmicos, dentre outras habilidades.
Conheça melhor nossa Feira de Ciência
Um marco na vida dos alunos do 4ºano do Giordano, o projeto existe a mais de 20 anos, e tem como objetivo abordar a Educação Financeira e a Gestão Empreendedora. Durante todo o ano letivo, o grupo é convidado a elaborar estratégias a fim de arrecadar fundos para a compra de uniformes. Para isso os estudantes discutem, organizam, divulgam e trabalham em diversos eventos para gerar receita. O projeto é multidisciplinar e envolve as áreas de linguagem, educação física, música e artes, com foco principal em matemática.