Em atividade desde 1994 e fundado por um grupo de professores que desejavam construir um espaço acolhedor para a vivência do conhecimento, o Colégio Giordano Bruno é uma escola transparente, que aposta na parceria com a família para formar sujeitos éticos e solidários.
Para nós, a escola é um espaço de democratização do conhecimento, que possibilita uma construção social mais justa. Para isso, nos comprometemos com os princípios humanistas e com a formação crítica, autônoma e autoral de nossos alunos, sempre respeitando a individualidade, trajetória e anseios de cada um.
A seriedade de nosso trabalho prepara nossos alunos para resultados positivos tanto nos grandes vestibulares quanto em feiras científicas externas, levando-os a uma transição tranquila para a vida acadêmica e para o mundo do trabalho. Contudo, o legado mais sólido dos alunos do Giordano é a formação ética e plural, que os torna cidadãos críticos e conscientes de seu papel transformador na sociedade.
Giordano Bruno nasceu em 1548 na Itália, em um vilarejo chamado Nola. Alinhado, como Copérnico, à teoria Heliocêntrica — segundo a qual o Sol é o centro da Universo — ele desafiou a Igreja e foi condenado à morte na fogueira em 1600. O processo que culminou na sua condenação iniciou-se em 1575, quando o jovem filósofo insistia em ler secretamente textos proibidos que questionavam alguns dogmas da Igreja. Em seu julgamento, manteve-se firme aos seus princípios e não aceitou trocar sua vida por uma retratação pública incondicional. Ficou célebre sua afirmação dirigida aos seus julgadores: “Talvez vocês, meu juízes, pronunciem essa sentença contra mim com maior temor do que eu a recebo”.
Hoje, Giordano Bruno é um símbolo vivo de liberdade e de autonomia. Herdamos de nosso patrono a coerência e a luta implacável por nossos ideais. Ao redor de sua figura, orbitam eixos centrais de nossa prática pedagógica: Giordano foi filósofo, cientista, poeta, astrônomo, alquimista, dramaturgo e, acima de tudo, grande pensador. Foi ainda um polemista apaixonado, que pagou com a própria vida a ousadia de defender postulados censurados pela Igreja e que mais tarde seriam considerados precursores do moderno pensamento filosófico e científico.
Nós, educadores do Colégio Giordano Bruno, assumimos seu nome como um símbolo e, com ele, a certeza de que a liberdade de pensamento e os princípios de autonomia na aprendizagem e no ensino serão sempre nossos mais caros valores.
Nivaldo Canova
Andréa Tammaro - 1° ao 6° ano do Ensino Fundamental
Vandre Aparecido Teotonio da Silva - Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Silvia Freitas
Lidiane Medeiros
Lucia Tateishi Destro
Roberta Cristhiane Sanjuliano de Souza
Isabella da Silva Gomes Gonçalves
Tatiana Depieri
Adriana Martins Medina